Acesse sua conta
Acessar conta
Publicado em: 06/07/2023

Protagonistas da Transformação: histórias de cooperados que produzem de maneira sustentável

Protagonistas da Transformação é a revista da Cresol que traz exemplos de cooperados que investiram na produção orgânica ou agroecológica, contribuindo com um mundo melhor.
Protagonistas da Transformação

Compartilhe

Compartilhe

Os cooperados da Cresol Eliseu e Janete Spido, de Praia Grande (SC), sempre tiveram como prioridade oportunizar uma alimentação saudável para a família. A família Tondello de Antônio Prado (RS) também trabalha com produção orgânica há 25 anos e são movidos por ideais como saúde, bem-estar e qualidade de vida. Já em Itatiba do Sul (RS), famílias engajadas na produção de alimentos orgânicos participam de coletivos que recebem auxílio da prefeitura, por meio do convênio com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), da Coopertec e Cresol. No município, 80% da merenda escolar vinda dos agricultores familiares é orgânica. Além disso, os produtos são comercializados no mercado local, na feira da cidade, no mercado institucional e pelo Circuito Sul da Rede Ecovida. 

Essas e outras histórias são compartilhadas na revista Protagonistas da Transformação, lançada pela Cresol no primeiro semestre de 2023 a em que são relatadas histórias de cooperados que acreditam em um mundo com qualidade de vida. Eles são protagonistas da transformação, pois produzem alimentos saudáveis, através da produção orgânica e/ou agroecológica. Esse é um modelo de agricultura sustentável, que leva em consideração aspectos econômicos, sociais e ambientais das propriedades. A natureza, o homem e as relações sociais são vistas de forma integrada.

Esses cooperados também preservam e multiplicam sementes, cuidam das abelhas e contribuem não apenas para proporcionar um mundo melhor para a humanidade, mas também para transformar o presente. Contribuem ainda para a preservação dos saberes tradicionais e para a autonomia na produção.

Durante a elaboração da revista Protagonistas da Transformação, foram visitadas 26 propriedades de cooperados que trabalham com produção orgânica. Algumas características em comum podem ser observadas nos relatos: são agricultores familiares, pequenas áreas de produção, diversidade de culturas produzidas, mão-de-obra familiar, as famílias produzem para consumo, mas também comercializam principalmente no mercado local e regional, e, produzem insumos e sementes na propriedade. A revista está disponível de forma impressa, mas também pode ser acessada no site https://cresol.com.br/central-brasil/.

Preencha o formulário para se desinscrever da campanha

Informações disponíveis em breve.